Gestão de processos de marca no INPI: como fazer?

    Gestão de processos de marca no INPI: como fazer?

    O uso de tecnologia na gestão de marca pode tornar os processos mais simplificados

    Redação
    Redação
    Editor de conteúdo na Tasklaw
    Published
    27/03/2024, 13:00:00

    Proteger a marca é um dos pontos fundamentais para o sucesso e longevidade de uma empresa. O registro da marca, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), impede que concorrentes a utilizem ou se apropriem do nome, símbolo ou logotipo, garantindo assim sua exclusividade e o reconhecimento no mercado.

    Desta forma, a gestão de marca é de suma importância para qualquer negócio que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para fazer um gerenciamento eficaz é preciso cumprir uma série de etapas e boas que práticas, como:

    Registrar a marca

    O registro de marca junto ao INPI requer uma pesquisa detalhada para verificar que a marca em questão é única e não infringe os direitos de terceiros. Também deve-se ter atenção ao preencher o formulário do pedido do registro e pagar as taxas determinadas.

    Acompanhar o processo

    O próximo é acompanhar de perto o andamento do processo, verificando regularmente o status do mesmo e responder prontamente a qualquer comunicação ou exigência emitida pela autarquia.

    Renovação do Registro

    No Brasil, o registro de marca tem validade de 10 anos e pode ser renovado indefinidamente a cada 10 anos. Portanto, é necessário estar atento aos prazos de renovação e garantir que o registro da marca seja mantido atualizado junto ao INPI.

    Manutenção da documentação

    Vale ressaltar que para uma gestão de processos de marca no INPI é importante manter a documentação organizada e atualizada de todas as etapas relacionadas ao gerenciamento. Isso inclui cópias dos pedidos de registro, certificados de registro, comunicações do INPI e outros documentos relevantes.

    Tecnologia na gestão de processos de marca no INPI

    Fazer a gestão de processos de marca no INPI requer atenção aos detalhes, acompanhamento constante e ações proativas para garantir a proteção da marca no mercado brasileiro. Diante de um panorama que requer tanta atenção, a tecnologia pode ser uma excelente aliada. É o caso do Tasklaw, que simplifica o processo:

    Automação

    Na plataforma, é possível contar com automação de todas as atualizações do INPI em tempo real, economizando tempo e garantindo que nada passe despercebido. Desde a análise do pedido até a concessão do registro.

    Gestão Simplificada

    Com o Tasklaw, é possível cadastrar diversos CNAEs e marcas em um só lugar. Dessa forma, a plataforma oferece uma visão clara e abrangente de todo o portfólio, facilitando a tomada de decisões estratégicas e o acompanhamento de cada etapa do processo.

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