O que é um Cap table?
A ferramenta mostra de forma transparente informações sobre a propriedade da empresa, sendo fundamental para a tomada de decisões estratégicas, negociações de investimentos e eventos de liquidez.
No universo das finanças corporativas há muita complexibilidade e uma infinidade de termos que podem parecer difíceis, mas que são fundamentais para a saúde e o crescimento de toda e qualquer empresa. Dentre eles, está o “table of capitalization” (Cap table), ou em português, “tabela de capitalização". A ferramenta demonstra detalhadamente a estrutura de propriedade de uma empresa, apresentando a distribuição de ações e valores mobiliários.
Ou seja, a ferramenta nada mais é do que a lista das pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas) que participam (ou que tenham futuramente o direito a participar) do capital social da empresa. Desta maneira, empreendedores, investidores e gestores devem dominar o uso do Cap table e seus benefícios, pois, o mesmo oferece uma visão clara da situação da empresa em diferentes estágios do seu desenvolvimento.
Para aproveitar todo o potencial da ferramenta é necessário entendê-la por inteiro, como veremos a seguir:
Estrutura do Cap table
A base da gestão eficaz de um negócio está na compreensão de sua estrutura de capital. Desta forma, o Cap table é um documento que detalha a distribuição de ações, opções e outros instrumentos financeiros entre acionistas e investidores. Vale ressaltar que é crucial entender como a estrutura do Cap Table impacta a governança corporativa.
Principais elementos do Cap table
Mais do que apenas números, a ferramenta reflete o histórico da empresa e suas decisões de captação de recursos. Dentre os principais elementos podemos citar as ações ordinárias, opções de ações, número de ações, valuation, preço por ação, investidores e rodadas de financiamento, opções de ações e pool de ações, termos de preferência, títulos convertíveis, reservas para convertíveis e warrants, e outros instrumentos que compõem a tabela.
Vesting e Diluição
Manter a tabela de Cap table atualizada é fundamental para compreender e gerenciar as dinâmicas de vesting e diluição ao longo do tempo. Cabe ressaltar que uma gestão cuidadosa desses elementos mantém a equidade entre os acionistas, atrai investidores e incentiva a retenção de talentos.
No que tange às dinâmicas de vesting, estamos tratando de programas de opções de ações ou outros instrumentos de propriedade oferecidos a funcionários ou membros do time da empresa. Podemos dizer, ainda, que o vesting está ligado ao período de tempo que os beneficiários têm que trabalhar na companhia antes de possuir o direito total às suas ações ou opções. Desta forma, durante o vesting, estes benefícios são adquiridos gradualmente, com o objetivo de incentivar a permanência dos funcionários na empresa. No Cap table, o vesting se apresenta nas seguintes formas: cliff (período de carência), vesting gradual e eventos de aceleração.
Já a diluição no Cap table acontece quando novas ações são emitidas, reduzindo a participação percentual de cada acionista existente. Dentre as principais fontes de diluição nesta ferramenta, estão: rodadas de financiamentos, exercício de opções, planos de opções para colaboradores, títulos convertíveis e negociação de termos de preferência.
Ferramentas para gestão de Cap table
Bem gerenciada, a ferramenta torna-se poderosa para a tomada de decisões estratégicas, negociações de investimentos e eventos de liquidez. E, a tecnologia é uma excelente aliada na gestão eficiente, simplificando processos e melhorando a transparência da empresa.
Por meio de softwares especializados em Cap table, como o Task Law, é possível ter o acompanhamento dinâmico da propriedade da empresa, levando em consideração eventos como rodadas de financiamento, concessões de opções de ações e outros instrumentos financeiros.
Papel estratégico do Cap table
A ferramenta possui também um papel estratégico no cotidiano da empresa. Se bem atualizado, o Cap table pode orientar decisões críticas em todas as fases da trajetória da companhia.
Portanto, o Cap table não é apenas um mero documento contábil. Trata-se de uma ferramenta poderosa que guia decisões, fornece mais transparência e, ainda, constrói uma base sólida para a confiança entre investidores, fundadores, colaboradores e demais stakeholders. A gestão eficaz da tabela é fundamental para o sucesso financeiro e operacional de uma organização.