Gestão de contratos: o que é e como fazer
A gestão de contratos é um processo estratégico e sistemático que vai muito além do monitoramento de prazos e vencimentos
Os contratos têm por objetivo trazer a segurança jurídica em relações comerciais e profissionais entre empresas, fornecedores, parceiros ou clientes. Para garantir essa segurança e mitigar risco é fundamental que o departamento jurídico de uma empresa esteja atento.
A gestão de contratos eficaz envolve diversas boas práticas e processos que garantem que os mesmos sejam elaborados, implementados e monitorados. Neste cenário, a tecnologia se torna uma grande aliada do departamento jurídico no gerenciamento de contratos.
Como fazer uma boa gestão de contratos?
O primeiro erro de qualquer departamento jurídico é encarar a gestão de contratos como um mero monitoramento de prazos e vencimentos. O gerenciamento envolve o acompanhamento completo do ciclo de vida de um contrato, portanto, desde sua criação até a conclusão, passando por etapas intermediárias, como por exemplo: negociação, assinatura, implementação, monitoramento e análise.
Uma boa gestão de contratos começa com o conhecimento detalhado de todos os contratos em vigor na empresa, incluindo o entendimento de termos, condições, prazos e obrigações de cada contrato, além da identificação de riscos potenciais e oportunidades.
Também é fundamental estabelecer processos claros para a gestão de contratos, com fluxos de trabalho para revisão, aprovação e renovação de contratos, bem como a designação de responsabilidades claras para cada etapa do processo.
Cabe ao departamento jurídico, ainda, a responsabilidade de garantir que todos os contratos estejam em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.
Uso de ferramentas digitais
A tecnologia mostra-se uma excelente aliada quando se trata de gestão de contratos. A utilização de ferramentas digitais pode simplificar e agilizar processos de gestão de contratos, melhorando significativamente a eficiência do departamento jurídico.