Como implementar métodos ágeis no seu departamento jurídico
Estas metodologias são fundamentais para tornar o setor mais rápido e eficaz
As transformações do mercado de tecnologia e inovação fazem com que seja necessário que o departamento jurídico de uma empresa esteja cada vez mais atento ao cenário e que se adapte a ele. Para tanto, é essencial que o jurídico interno adote medidas e ações visando tornar os processos mais rápidos e eficazes.
Uma boa solução para isso é a implementação de métodos ágeis no setor, que podem trazer benefícios como agilidade na tomada de decisões,mais previsibilidade e flexibilidade, melhoria na comunicação e melhor retorno sobre o investimento (ROI). Criada em 2001, a metodologia ágil é um conjunto de ideias e práticas que visam aperfeiçoar a gestão de organizações ou departamentos para oferecer uma otimização de tempo e recursos em diversos produtos e projetos.
Dentre as ferramentas oferecidas pelos métodos ágeis, listamos abaixo as que fazem mais sentido de serem implementadas em um departamento jurídico. Veja:
Lean
O método Lean, escrito por Eric Ries no livro “A Startup Enxuta”, propõe-se a trabalhar apenas com os recursos mais essenciais e é baseado em três pontos principais: construir, medir e aprender. O modelo visa reduzir custos, otimizar tarefas e melhorar o compartilhamento de informações, além de qualificar as entregas.
A metodologia destaca a importância de validar o produto ou serviço com o público-alvo, de forma rápida e sem a perda de tempo com o desenvolvimento de questões desnecessárias. Desta forma, é recomendado a construção de um protótipo deste entregável para testar como será a recepção do público-alvo, portanto, o famoso minimum viable product (MVP).
Aplicado ao jurídico de uma empresa de base tecnológica, o método proporciona a melhoria de fluxos e o aperfeiçoamento dos processos do departamento, tornando-os mais dinâmicos e eficientes. Como por exemplo, a padronização de processos, por meio de playbook, formulário e lista de verificação - que por sua vez, servem de apoio aos integrantes do time na realização de tarefas e incentivam a busca pela melhoria contínua e, por consequência, enraizam a cultura da aprendizagem constante.
Scrum
Bastante conhecido, o Scrum trata-se de um processo de monitoramento e feedback constante com o objetivo de fortalecer e integrar as equipes, auxiliando no trabalho em conjunto para a resolução de um ou mais problemas e, quando necessário, a reflexão sobre êxitos e fracassos. Outra característica deste método é a organização da equipe por meio de projetos com segmentação em sprints. Cada um desses ciclos curtos possui planejamento que pode ser realizado através de reuniões diárias e semanais para avaliação, ajustes e análise das atividades já feitas.
Trazendo para a realidade de um departamento jurídico de uma empresa de base tecnológica, a implementação do Scrum pode gerar um bom impacto, além de contribuir para a integração e organização do time. A integração pode ser incentivada com a realização de reuniões diárias, com cada integrante relatando rapidamente quais atividades foram executadas no dia anterior e quais serão realizadas no dia. O objetivo aqui é oferecer a todos os envolvidos uma visão mais ampla do desenvolvimento das demandas, além de ser também uma ferramenta poderosa de controle de qualidade.
SMART
Acrônimo para specific, measurable, attainable, relevant e time-related, o método SMART determina que as metas devem ser claras, realistas e relevantes e possíveis de mensurar em um prazo definido. Quando implementada ao jurídico interno, a metodologia auxilia os gestores a estabelecerem objetivos claros, gerando incentivo e engajamento para o time.
Conclusão
A implementação dos métodos ágeis pelo departamento jurídico de uma empresa de tecnologia é essencial para que o time seja uma área de apoio ao restante da organização, agindo de forma rápida e dinâmica. Cabe ressaltar que ao aderir aos métodos ágeis, o jurídico também deve estar alinhado com a cultura da empresa.