Gestão de processos de marca no INPI: como fazer?
O uso de tecnologia na gestão de marca pode tornar os processos mais simplificados
Proteger a marca é um dos pontos fundamentais para o sucesso e longevidade de uma empresa. O registro da marca, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), impede que concorrentes a utilizem ou se apropriem do nome, símbolo ou logotipo, garantindo assim sua exclusividade e o reconhecimento no mercado.
Desta forma, a gestão de marca é de suma importância para qualquer negócio que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para fazer um gerenciamento eficaz é preciso cumprir uma série de etapas e boas que práticas, como:
Registrar a marca
O registro de marca junto ao INPI requer uma pesquisa detalhada para verificar que a marca em questão é única e não infringe os direitos de terceiros. Também deve-se ter atenção ao preencher o formulário do pedido do registro e pagar as taxas determinadas.
Acompanhar o processo
O próximo é acompanhar de perto o andamento do processo, verificando regularmente o status do mesmo e responder prontamente a qualquer comunicação ou exigência emitida pela autarquia.
Renovação do Registro
No Brasil, o registro de marca tem validade de 10 anos e pode ser renovado indefinidamente a cada 10 anos. Portanto, é necessário estar atento aos prazos de renovação e garantir que o registro da marca seja mantido atualizado junto ao INPI.
Manutenção da documentação
Vale ressaltar que para uma gestão de processos de marca no INPI é importante manter a documentação organizada e atualizada de todas as etapas relacionadas ao gerenciamento. Isso inclui cópias dos pedidos de registro, certificados de registro, comunicações do INPI e outros documentos relevantes.
Tecnologia na gestão de processos de marca no INPI
Fazer a gestão de processos de marca no INPI requer atenção aos detalhes, acompanhamento constante e ações proativas para garantir a proteção da marca no mercado brasileiro. Diante de um panorama que requer tanta atenção, a tecnologia pode ser uma excelente aliada. É o caso do Tasklaw, que simplifica o processo:
Automação
Na plataforma, é possível contar com automação de todas as atualizações do INPI em tempo real, economizando tempo e garantindo que nada passe despercebido. Desde a análise do pedido até a concessão do registro.
Gestão Simplificada
Com o Tasklaw, é possível cadastrar diversos CNAEs e marcas em um só lugar. Dessa forma, a plataforma oferece uma visão clara e abrangente de todo o portfólio, facilitando a tomada de decisões estratégicas e o acompanhamento de cada etapa do processo.